VIVA A CLASSE MÉDIA!

 


viva a classe média

Você pertence à classe média? Que bom! Faz parte de um quarto da população brasileira! Sua renda varia de R$ 2.000,00 a R$ 6.500,00. Até que é um bom dinheiro! Mas será que vale a pena? Você deixa ao Estado 41% do que ganha. Dos doze meses do ano, trabalha cinco apenas para pagar impostos. Nada mais justo, uma vez que Estado reverte esses tributos em serviços de ótima qualidade (segundo o ele mesmo, é claro).

São esses tributos que financiam a escola pública. Seus filhos, contudo, não a frequentam porque é muito fraca. Para entrar em uma boa universidade é preciso gastar dinheiro, ainda mais com 25% das vagas já destinadas a alunos egressos da rede pública (aquela mesma pela qual você paga mas não usa).

É com uma boa parcela da sua renda que o sistema público de saúde mantém-se. O velho SUS que sua família não utiliza porque oferece péssimo atendimento. Por não querer ser internado em corredores de hospital ou passar dois anos esperando por exames, você tem de arcar com as custas de um convênio.

Cento e cinquenta e cinco dias de trabalho seus bancam o sistema de segurança pública. Entretanto, para sentir-se realmente seguro, você precisa assumir mais despesas: condomínio, seguros e até mesmo segurança privada.

Isso tudo por quê? Porque você, apesar de ser capitalista—e de acreditar nesse sistema—vive em um país socialista. Simples! Todo mundo reserva uma parte da renda para sustentar o setor público. Quem ganha mais, dá mais; quem ganha menos, dá menos; quem ganha muito pouco, não dá quase nada. Em suma: todos pagam, nem todos usam. E paga mais quem menos usa.

Por isso você precisa trabalhar duro durante cinco meses para manter o SUS sem utilizá-lo. Também por isso há pessoas que nem trabalham, vivem de benefícios do governo (também custeados por você) e usufruem de um sistema que, mesmo ruim, para elas é gratuito. Para você não.

A coisa piora ainda mais ao descobrir que seu plano de saúde também é uma forma de socialismo. Cada usuário paga parcelas altas, precisando ou não de atendimento ou exames. Se você não foi ao médico nenhuma vez durante o ano, arcou com as consultas daquele que visitou o doutor uma vez a cada duas semanas, fez exames, precisou de internação. Você, mesmo gozando de plena saúde, gasta mais do que se estivesse doente. Bem-vindo ao socialismo!

Mas você é capitalista e orgulha-se de sê-lo. Tem viés conservador, acredita na propriedade privada, na meritocracia, na livre iniciativa, na democracia, no estado de direito, preza pela família, vai à igreja. Você trabalhou bastante, juntou dinheiro—apesar das dificuldades. Conseguiu abrir pequena empresa. Agora é dono dos meios de produção. Contrata funcionários. Que glória!

Sabe o que ganhou com isso? Mais tributos, taxas, encargos trabalhistas. Empregados podem faltar, fazer serviço mal feito, chegar atrasados, mas têm tantos direitos que se torna mais caro demiti-los que os manter trabalhando mal e porcamente. Se mesmo assim você optar pela demissão, melhor para eles: receberão seguro-desemprego, entrarão como beneficiários de um bolsa-sei-lá-quê e passarão cinco meses recebendo sem trabalhar (aqueles mesmos cinco que você rala, também para pagar por essa folguinha dos ex-funcionários).

Por isso sua empresa não decola. Aí você percebe que as que vingam têm conluio com gente do governo; nota que o Estado cria monopólios, dificultando a livre concorrência. Quer mais socialismo que isso?

Mesmo a duras penas, se obtiver sucesso como empresário, você passa automaticamente a ser mal visto. Encaram-no como explorador, calculista, avaro, autoritário. Transforma-se em algo a ser combatido, eliminado. Mas você é capitalista. Bata no peito e orgulhe-se! Pena que viva em um país socialista.

A esquerda que aí está vem percutindo a mesma tecla há décadas. Ensinou que a sua esposa precisa trabalhar em vez de cuidar da casa. Fê-los acreditar piamente nisso. Ambos não têm agora a menor dúvida de que isso é fato incontestável. Por esse motivo, precisaram contratar empregada, caso contrário a casa de vocês viraria um chiqueiro.  Também precisaram de babá para cuidar dos filhos. Tudo bem. Valeu a pena.

Mas e agora que o socialismo inventou que o seu lar é uma empresa? A babá e a empregada passam a ter direitos como qualquer outro trabalhador, mesmo que você não obtenha lucros com esse “negócio”. Na dúvida, melhor não reclamar e descascar mais esse abacaxi, ou então receberá a alcunha de escravagista (afinal, empregada em casa—segundo o pensar em voga— é um resquício da escravidão). Saúda-o mais uma vez o socialismo.

Santo Deus, vale mesmo a pena ser classe-média? Há barreiras de toda sorte impedindo-o de deslanchar. Melhor talvez cair de classe, mas isso lhe apavora. Não quer perder o apartamento que financiou pela Caixa Econômica; não quer perder o automóvel que comprou em 36 vezes e está quase quitado; não quer perder a escola particular das crianças, nem o convênio da UNIMED.

Aí você continua pagando pela escola pública e a privada, mas usando só a particular; pela saúde pública e a privada, mas usando só o plano de saúde; pela segurança pública e pela do seu condomínio—além do seguro do carro e da casa— mesmo que ao precisar da polícia ou da justiça sinta aquela decepção.

Mesmo assim, é bom ser classe-média. Você possui smartphone, TV de LED. Sua filha estuda piano, seu filho faz caratê. Você fala um pouquinho de inglês. Não precisa ir de ônibus ao trabalho (embora também pague por esse tipo de transporte). Viaja para o litoral nas férias. Mal se lembra de que o IPVA que paga— e que deveria ser suficiente para proporcionar ótimas estradas—é revertido em buracos e valas.

Que beleza de socialismo! Quem não viaja desembolsa o mesmo imposto que quem viaja muito. Quem tem carros mais caros, recebe taxas mais altas; quem tem carros mais simples, taxas menores; quem tem verdadeiros calhambeques, taxa zero. Por isso as estradas são uma droga. Quer asfalto melhor? Pague quatro, cinco, seis pedágios.

Mas você é capitalista. Tirando alguns percalços, ainda vale a pena ser classe-média. Mesmo com tanto caudilhismo, tanto populismo, tanto paternalismo, tanta política distributiva, tanto relativismo, tanto bolivarianismo, tanto “coitadismo”, você é capitalista.

Agora, convenhamos: se você engole esse papo de feminismo, distribuição de renda, reforma agrária, se você enxerga bandido como vítima da sociedade, se acha que violência vem da desigualdade social; se acha que banqueiros são ladrões, se idolatra o Chico Buarque, ama os artigos do Mino Carta, passa o domingo ligado na Regina Casé; se votou no Lula e na Dilma e—agora que se cansou dessa gente—optou pela Marina Silva, desculpe. Você não é capitalista. É um néscio que compra a própria corda que o estrangula.

André Paschoal é médico e escritor.

 

933 pensamentos em “VIVA A CLASSE MÉDIA!”

  1. A classe média não existe mais.. a classe média se resume no máximo a “não miserável”. Sobre o texto, adorei as ironias, muito pertinentes.

  2. Thank you for another informative web site.

    Where else could I get that type of info written in such a perfect way?
    I have a venture that I’m simply now operating on, and
    I’ve been at the glance out for such info.

  3. Today, while I was at work, my sister stole my iPad and tested to see if it can survive a 25 foot
    drop, just so she can be a youtube sensation. My iPad is now broken and she has 83 views.
    I know this is completely off topic but I had to share it with someone!

  4. Definitely imagine that which you stated. Your
    favorite justification seemed to be at the web the easiest factor to consider of.

    I say to you, I certainly get annoyed while other people
    think about concerns that they plainly do not recognise
    about. You managed to hit the nail upon the
    highest and outlined out the entire thing with no
    need side-effects , other folks could take a signal. Will
    probably be back to get more. Thanks

  5. You actually make it seem so easy along with your presentation but I
    find this matter to be actually something which I think I would by no means
    understand. It seems too complicated and extremely large for me.
    I’m looking ahead to your next publish, I’ll attempt
    to get the cling of it!

  6. Hi there outstanding website! Does running a blog similar to this require a great deal of work? I have absolutely no understanding of programming but I had been hoping to start my own blog in the near future. Anyways, if you have any ideas or tips for new blog owners please share. I know this is off topic however I just needed to ask. Kudos!|

  7. Thanks a lot for sharing this with all of us you actually recognize what you’re talking approximately! Bookmarked. Please additionally talk over with my web site =). We may have a hyperlink change contract among us|

  8. Your style is unique compared to other people I’ve read stuff from.
    Many thanks for posting when you have the opportunity, Guess I will just book mark this blog.

  9. You really make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be actually
    something which I think I would never understand.
    It seems too complicated and very broad for me.
    I am looking forward for your next post, I will try to get the hang of it!

  10. Do you mind if I quote a couple of your articles as long as I provide credit and sources back to your website? My blog site is in the exact same niche as yours and my users would truly benefit from some of the information you present here. Please let me know if this ok with you. Cheers!|

  11. Oh my goodness! Amazing article dude! Thank you so much, However I am going through difficulties with your RSS. I don’t know the reason why I cannot join it. Is there anyone else having the same RSS issues? Anyone that knows the solution will you kindly respond? Thanks!!|

  12. Hey there! I understand this is sort of off-topic however I needed to ask. Does building a well-established blog such as yours take a massive amount work? I’m brand new to writing a blog but I do write in my diary everyday. I’d like to start a blog so I can share my personal experience and thoughts online. Please let me know if you have any kind of ideas or tips for new aspiring bloggers. Appreciate it!|

  13. hey there and thank you for your information – I have definitely picked up something new from right here. I did however expertise a few technical issues using this site, as I experienced to reload the site a lot of times previous to I could get it to load properly. I had been wondering if your web host is OK? Not that I’m complaining, but slow loading instances times will often affect your placement in google and could damage your quality score if ads and marketing with Adwords. Well I’m adding this RSS to my email and can look out for much more of your respective interesting content. Ensure that you update this again soon.|

  14. I blog quite often and I genuinely appreciate your information. Your article has truly peaked my interest. I will bookmark your website and keep checking for new information about once a week. I opted in for your RSS feed too.|

  15. Hey there just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of the pictures aren’t loading correctly. I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different browsers and both show the same results.|

  16. May I simply just say what a relief to uncover somebody that truly understands what they’re talking about on the net. You actually realize how to bring an issue to light and make it important. More people ought to check this out and understand this side of the story. I was surprised you’re not more popular since you most certainly possess the gift.|

  17. Its like you read my mind! You seem to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you can do with a few pics to drive the message home a little bit, but other than that, this is excellent blog. A fantastic read. I’ll definitely be back.|

  18. Hmm is anyone else experiencing problems with the pictures on this blog loading? I’m trying to figure out if its a problem on my end or if it’s the blog. Any feed-back would be greatly appreciated.|

  19. Appreciating the commitment you put into your website and detailed information you offer. It’s awesome to come across a blog every once in a while that isn’t the same out of date rehashed information. Excellent read! I’ve saved your site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.|

  20. I’m really impressed with your writing skills and also with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you customize it yourself? Anyway keep up the nice quality writing, it is rare to see a great blog like this one today.|

  21. I am not sure where you’re getting your information, but great topic.
    I needs to spend some time learning much more or understanding more.
    Thanks for excellent info I was looking for this info for my mission.

  22. Terrific work! This is the kind of information that should be shared around the internet. Disgrace on Google for now not positioning this publish higher! Come on over and talk over with my website . Thank you =)|

  23. A well written article, I simply passed this to a workfellow who was doing somewhat analysis on this.
    And he certainly purchased me dinner simply because I found it for him.